quarta-feira, 28 de Dezembro de 2011

Restaurantes de Estremoz e arredores.... #Petiscos das comadres cozinheiras

Eu vivo em Estremoz com a Zyzy e o Pipali. Somos três seres pançudos a viver neste Castelo dos Sabores.
Aqui há tempos o  Pipali disse-me que tinha comido umas Sopas de  Tomate diferentes  das minhas.É muito delicado e  não me disse que eram melhores .
Essas Sopas de tomate foram tema de conversa à mesa, durante uma semana.  O Pipali provou e gostou tanto dessa sopa, que também eu quis provar.
É raro jantar ou almoçar fora. Gosto muito de fazer as minhas refeições em casa.  Mas a bendita sopa, deu-me que pensar!

Restaurante Espalha Brasas em Alcaraviça, Alentejo.
Destino : Sopas de tomate e Coelho frito no barro.
Restaurante Espalha Brasas em Alcaraviça, Alentejo.

Restaurante Espalha Brasas em Alcaraviça, Alentejo.
Entradas: Azeitonas, queijo de ovelha meia-cura e morcela assada nas brasas

Não há ementa. Verbalmente foram-nos sussurrados petiscos: Sopas de Tomate; Coelho frito no barro; Bacalhau no forno; Galinha tostada; Queixadas de Porco assadas no forno;  e tem dias que também há Chispe assado no forno e Bacalhau com espinafres. Vinhos: Vinho da casa tinto Subsídio e branco Adega Cooperativo de Borba ( mas pode escolher outros). Sobremesas: Pudim de ovos; Doce de café; Doce de bolacha; Mousse de limão; e tem dias que também há Mousse de caramelo.

Sopas de tomate com ovo escalfado,pimento em tiras cru, morcela, toucinho e chouriço fritos no pingo
Coelho frito no barro com salada de tomate e  batatas fritas às rodelas,  não tirei fotografia.


Mousse de limão
A conta - 3 barrigas pequenas
Restaurante Espalha Brasas em Alcaraviça

No Restaurante Espalha Brasas em Alcaraviça quem manda nos tachos é a cozinheira Paula Santos. Estava tudo delicioso.
É tão fácil comer bem no Alentejo.

Olhapim,
Alentejo...
 

domingo, 11 de Dezembro de 2011

Bolinhos de Bolota # Bombons de Bolota

Bolotas


Foi um alimento importante na dieta  do povo Lusitano.
A bolota é um fruto muito apreciado aqui no Alentejo.  Gosto delas cruas, assadas,  em doces, bolos e salgados. Use  bolota de Azinho pois a de sobreiro é amarga.
A receita original alentejana, não faz referência a quantidades. Só encontrei os ingredientes. Testando pequenas quantidades e eliminando as gemas de ovos, consegui fazer estes bombons. Nos meus velhos livros de receitas manuscritas, encontrei esta delicia de bolota e chocolate com o nome de  "Bolinhos de bolota". 

Bolinhos de Bolota
Ingredientes

350g de bolota ( farinha de bolota)
300g de açúcar
150 ml de água
3 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar (rasas)
Açúcar em pó q.b.
  
A bolota foi pesada depois de descascada, pelada e triturada. Para tirar a casca e pele à bolota proceda da seguinte maneira:- meta as bolotas retalhadas numa taça de vidro cobertas com água, e leve ao microondas na potência máxima por 20 minutos. Com elas ainda bem quentes e com a ajuda de uma faca, tire as cascas e peles.  Pique-as na 1_2_3 .  Pese e reserve.
Num tacho com a água adicione o açúcar e faça um ponto baixo de açúcar, ponto pasta. Não se assuste. A calda de açúcar e os seus pontos são xaropes, mais ou menos espessos. Só isso! Normalmente sigo uma regra: - 500 g de açúcar para 250 ml de água. Depois o tempo que esta está ao lume define o ponto desejado. Para quem tem termómetro o ponto pasta é aos 101ºC. Para quem não tem, assim como eu, faça o seguinte: deite o açúcar na água fria e depois leve ao lume; mexendo sempre vai ver que, quando a água entrar em ebulição e o açúcar se dissolver por completo, ao levantar a escumadeira a calda escorre em pastas. O açúcar está no ponto.
Deixe arrefecer um pouco a calda de açúcar. Depois adicione o chocolate em pó e leve ao lume até ferver mexendo sempre. Deixe arrefecer um pouco novamente. Finalmente deite a bolota moída, mexa e leve ao lume a engrossar.
 Quando esta massa estiver bem fria, faça umas bolinhas, polvilhe com açúcar em pó e sirva os “Bolinhos de bolota

Bombons de Bolota com cobertura de chocolate branco
Inovações
Bombons de Bolota com cobertura de chocolate branco
Para fazer estes bombons deixe a massa refrescar, envolvida em película aderente, durante 8 horas no frigorífico. Passado esse tempo, com as mãos, faça pequenos moldes de massa em forma de cilindros.
Em Banho Maria, derreta o chocolate branco.  40 g de chocolate apx. de cada vez, mexendo devagar, até à quantidade desejada. Não convém derreter o chocolate no microondas.
Mergulhe os bombons, um a um, no chocolate branco com a ajuda de um grafo e deixe secar numa grelha ou rede, untada.

Bombons de Bolota com cobertura de chocolate branco.

Olhapim informa:
Não ficam muito doces estes bombons, bolinhos. Como tal, o açúcar em pó e o chocolate branco dão-lhes uma doçura  muito agradável e desejada.

Olhapim,
Alentejo...

P.S  Fui fazendo e  provando,fazendo e provando  bombons nas várias etapas. Foi  impossível contabilizar.