terça-feira, 6 de março de 2012

Mostra Gastronómica de Peixe do Rio de Alandroal// Restaurante a Adega dos Ramalhos

O meu jeito para a pesca é maravilhoso. Mentira.
Quando vou à pesca vejo muitos peixes. Mas pescar?! Nada. Zero. Em vez da cana de pesca, para mim faz mais sentido usar uma espingarda. Com uma espingarda basta ter boa pontaria. Agora com uma cana a pontaria de nada serve. Podemos ir até com uma boa dose de paciência, mas o peixe, esse, simplesmente não pica nos meus anzóis.
Mas há quem tenha jeito e sorte nas pescarias. Quando soube da III Edição da "Mostra Gastronómica do Peixe de Alandroal " e vi a lista dos pratos mais tradicionais, não quis faltar.
 
Destino : - Alandroal // Restaurante Adega dos Ramalhos// Caldeta de peixe do Rio 
Ementa do "festival" e mesa com enchidos, queijo meia -cura ovelha, azeitonas ( tudo do Alentejo)
Açorda de Savél e Peixe do Rio Frito
Caldeta de Barbo
O Sr. Alberto Ramalho mostrou-nos este magnifico Lúcio Perca
A conta ( 5 adultos e 5 crianças)
 
A Caldeta de Barbo foi, de todos, o nosso prato favorito. Encontrei ovas de peixe do rio no meio das migas e até na Caldeta. Pedimos vinho da casa e este foi-nos  servido em jarro e o branco em copo. Estava tudo muito saboroso. O cozinheiro destes petiscos é o Sr. Alberto Ramalho.
Como sabem, certos peixes do rio não são muito apreciados devido ao sabor a mofo e lodo que lhes é característico. Mas um bom cozinheiro, fazendo uso dos poejos, hortelã da ribeira, das ervas e fritando-o em postas muito fininhas, transforma esse peixe. De tal maneira que, comemos peixe que não sabe é a mar : ) 
Olhapim,
Alentejo...

Sem comentários:

Enviar um comentário