quarta-feira, 8 de maio de 2013

Água de flor de laranjeira. Perfumista em casa.




água de flor de laranjeira
A cozinha alentejana tem fortes influências árabes, é um facto. 
Para além de ingredientes e combinações, modos de cozinhar, sabores e consistências, uma das características mais forte da cozinha árabe era o uso de perfumes. Os perfumes, foram os suplementos mais nobres dos árabes, como o almíscar e o âmbar, a água de rosas e de flor de laranjeira, o açafrão, a canela, o cravo-da-índia, a noz-moscada e sua flor o macis, o cardamomo, etc…


A água de flor de laranjeira era feita com as flores do citrus aurantium, designado por laranjeira-azeda, laranjeira-amarga ou laranjeira-de-Sevilha. Também é chamada água de azahar. Azahar, palavra de origem árabe, significa precisamente flores,  flores brancas de laranjeira, limoeiro ou cidra. Tal como os frutos destas arvores são distintos também as suas flores o são. Para mim a melhor é feita com flores de limoeiro, caseira claro. Já provei a de laranja amarga e é extremamente aromática, mas como era de compra tinha um sabor bastante químico. 

Faço com frequência água de flores, hoje é uma raridade nas lojas mas muito referida nos receituários mais antigos alentejanos.
Para não cair no esquecimento o uso de água de flores na culinária, decidi partilhar a receita da água de flor de laranjeira.
Gosto de perfumar os pratos servidos à mesa, biscoitos e bolos, cafés e até vinhos e refrescos, mas oculto sempre este facto para depois ver as reacções e comentários de surpresa dos outros.
Só não consigo usar, na comida, a alfazema - lembra-me sempre a gaveta das cuecas e meias da minha avó. 

A propósito do uso dos perfumes nos alimentos, recordo esta história alentejana contada por Alfredo Saramago:  
“ Na década de cinquenta deste nosso século XX, uma poderosa família de agricultores do Alentejo casou a filha. O casamento celebrou-se na herdade com assento de lavoura, mas o serviço de banquete foi efectuado por um estabelecimento hoteleiro de Lisboa da máxima categoria. Tudo foi feito no Hotel e transportado para o Alentejo. Era Verão, as condições de acondicionamento e de transporte tinham as limitações da época  e à chegada o categorizado cozinheiro que tinha oficiado para o esplendoroso «copo-de-água» verificou que os perus já exalavam um cheiro pouco recomendável. Sem qualquer explicação pediu que lhe trouxessem um frasco de perfume. Não sabemos que explicações teria dado para tão bizarro pedido, mas trouxeram-lhe o frasco e, discretamente, aspergiu generosamente os perus com perfume. No fim do Banquete, ao qual tinham assistido figuras politicamente importantes da época, uma delas, reconhecida como excelente «gourmet», quis cumprimentar o cozinheiro e disse-lhe que nunca tinha comido perus cozinhados com tanta sofisticação, de tal forma estavam ricos de paladar que até parecia terem sido perfumados! “   


Pois então. Sofistiquemos as nossas mesas, perfumando alguns pratos. 

Água de flor de laranjeira 
 receita 

Ingredientes  
3 medidas de L de flores de laranjeira
1,5 L de água engarrafada
2 kg de gelo em cubos
1 pedra  

 
Coloque as flores no fundo de uma panela alta e larga, com a pedra no centro. Deite a água e por cima da pedra coloque uma taça de inox. A pedra e taça de inox não deverão ser muito altos pois lembre-se que o tacho terá que ficar bem tapado.  
Tape a panela com a pega para baixo, ou seja, tampa virada ao contrário e leve a lume forte. Assim que a água entrar em ebulição deite pedras de gelo na tampa para que o vapor se condense e a água da flor escora através da pega da tampa, como se de um funil tratasse, para a taça de inox.
Use umas luvas, e à medida que o gelo for derretendo deite essa água fora e coloque novamente cubos gelados. 
Para estas quantidades obtive 400ml de água de flor de laranjeira.  Mais não aconselho pois a flores começam a ficar muito cozidas e perdem o aroma inicial.
Recolha o liquido da taça de inox e guarde-o num frasco.
Se lacrar o frasco, pode guardar num local escuro e seco. Já depois de aberto convém armazenar no frigorífico. 


como fazer água de flor de laranjeira em casa -etapas
Do mesmo modo se faz água de rosas, mas usando só as pétalas.
Para mim tudo tem cheiro até o tempo. Fazer água de flor de laranjeira é prender o mês de Maio dentro de um frasco.



Olhapim,
Alentejo…

15 comentários:

  1. Adorei o post! Temos a quinta em Palmela toda perfumada e florida, a ver se ainda vou a tempo de experimentar este ano. :)
    Bjs :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz, e faz também água de rosas. A casa fica perfumada por alguns dias.
      E nos doces esta água de flor de laranjeira é um sucesso:)
      Um beijinho do Alentejo

      Eliminar
    2. E sabe como fazer perfume normal (para as pessoas porem na roupa e assim) de apenas e só flor de laranjeira?

      Eliminar
  2. Consigo sentir o cheiro deste lado :)...a minha quinta no Algarve também se enche de um perfume inebriante de flores de laranjeira em certas alturas do ano. Costumo apanhá-las (não muitas ...para não matar as futuras laranjas ;))para fazer chá.
    Este blogue respira amor pelo Alentejo, gostei muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel Seabra

      Um dia apanhei flores só de uma laranjeira, e depois não deu quase frutos. Foi assim que descobri, há uns anos , que as flores na ponta têm a futura larajinha.
      E ainda por cima a árvore não era minha :))
      Obrigada pelo seu comentário :)
      Abraço do Alentejo

      Eliminar
  3. Olá!
    Muito obrigado por esta postagem!
    tenho, contudo, só uma questão: a água de flor de laranjeira é extremamemnte aromática - disso sabemos todos - tem imenso cheiro! Mas e com relação ao sabor?
    Também sabe ao que cheira?
    Ou resume-se só mesmo ao perfume?
    Desculpem se a pergunta é muito estúpida, mas realmente desconheço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AN,
      Sim. Sabe ao que cheira. Convém usar só umas gotinhas, trata-se de uma essencia. Se abusar o sabor desta água domina todos os outros sabores.
      Quando as laranjeiras estiverem flor, escolha as flores de uma arvore que dê os frutos mais amargos, e faça. Depois diga-me a que sabe.
      Obrigada pela visita e comentário.

      Abraço, do Alentejo

      Eliminar
  4. Não conhecia este processo. Excelente post, muito elucidativo.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde. Adorei o post mas tenho uma duvida.. O post e apenas para dar um 'cheirinho' a casa ou pode ser utilizado para perfume para por na pele e na roupa? Sabe como se pode fazer perfume de apenas e só flor de laranjeira?(para pele humana/roupas etc)

    ResponderEliminar
  6. Boa noite nao dá para fazer com flor de limoeiro?

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. È necessário lavar as flores antes de usar?

    ResponderEliminar
  9. Nåo tiro as flores quando estão ns laranjeira ponho uns panos elas caiem para os panos
    Jä de flõr de laranjeira ė muito calmante
    Gostei do poster vou fazer a agua de flor de laranjeira abraço

    ResponderEliminar
  10. Qual a medida das flores de laranjeira. Falo do Brasil e não conheço essa medida. Grata

    ResponderEliminar