Autora do blogue


Autora do blogue e do personagem Olhapim:

Ana Cristina Lebre


De fortes raízes alentejanas, sempre vivi rodeada de grandes cozinheiros e cozinheiras. A minha relação com os alimentos é séria e estes são sempre respeitados na cozinha, como se de jóias tratassem. 

Desde muito pequena me foi ensinado o valor da qualidade dos produtos a usar. 
Em pequena, para além das hortas e dos mercados rotineiros o que mais me fascinava eram as praças do peixe visitadas diariamente pela manhã, antes de ir para a praia na altura das férias grandes. Era e é, um deslumbre ver linguados vivos ou camarão da nossa costa fresquíssimo. Tocar com a ponta do dedo peixes frios de atraentes olhos espelhados. Sentir o cheiro a mar - a frescura. Também valorizo muito os produtos da terra.

Gosto muito de fazer pratos tradicionais alentejanos, os de sempre. Mas também gosto de os inovar. Viajo nos sabores recriando pratos de outros países. Dessas viagens não vou falar, pois neste blogue a estrela é a gastronomia alentejana.

A cozinha é alma da minha casa. É um prazer cozinhar e preparar os alimentos, arranjar peixes, carnes e legumes. O tempo voa ao redor de receitas, pratos e temperos.

Muito criativa, atrevida e provocadora, exploro a magia dos ingredientes com algum secretismo, para depois à mesa ir observando calada e expectante, no meio de garfadas, colheradas e “engolidelas”, os mais variados comentários de agrado ou surpresa aos meus cozinhados. Aqui, sinto-me um verdadeiro Espírito da Comida.

Na gastronomia acho-me um Olhapim -pessoa que tudo vê e observa;  o nome deste blogue. Escrevi com heterónimo masculino até 2012, através do Olhapim, um personagem por mim criado.


Até 2012, os pratos eram fotografados antes das refeições. O resultado era desastroso. Comia-se tudo frio, havia sempre muita confusão à mesa e no final acabava por não desfrutar do mais importante - a comida. Resolvi fazer umas sessões só para fotografar as minhas receitas.

Tenho uma rubrica de cozinha alentejana no jornal Brados do Alentejo.




Sou confrade e pertenço à Provedoria como Chanceler na  Confraria Gastronomica do Alentejo .





Estou envolvida em mais projectos referentes à gastronomia.

Informação
Até ao post de 17 Maio de 2013, haviam sempre duas lindas argolas com seus respectivos guardanapos de pano à mesa e  um grande rodopio na cozinha. Depois desse dia, na mesa, só há uma argola com seu respectivo guardanapo de pano. A outra argola, a que pertencia ao meu mais que tudo, ao meu melhor amigo, ficou guardada para sempre porque ele foi para o Céu.  

Sejam bem vindos.



 


Nota:  As receitas por mim criadas assim como  fotografias e textos, só poderão ser usados com a minha permissão.
E-mail :  olhapimgeral@gmail.com


Copyright ©  2011//2019 Olhapim. Todos os direitos reservados.


P.S Não sou muito assídua nos post's. 


Sem comentários:

Enviar um comentário