sexta-feira, 17 de maio de 2013

Bolo de tacho ou pão-de-ló alentejano


 O Pão-de-ló e o Alentejo [1ª parte]


No Alentejo, por vezes, chamam ao pão-de-ló bolo de tacho. No entanto, após breve pesquisa, consegui uma receita diferente onde encontramos mais alguns ingredientes, como a raspa de limão e a canela. A receita deste bolo fofo foi-me dada pela D. Antónia Maria Carronha, da Terrugem. Contou-me também que era um bolo elaborado propositadamente nos casamentos, para oferecer aos padrinhos dos noivos, e na Páscoa. Apesar do nome -tacho, é usada uma forma de chaminé. 
Bolo de tacho


Bolo de tacho
receita

Ingredientes

12 ovos
500g de açúcar
400g de farinha tipo 55 sem fermento
raspa de 1 limão [opcional]
canela em pó q.b. [opcional]


Pré aqueça o forno a 180ºC. Bata muito bem os ovos inteiros com o açúcar até obter um creme volumoso e esbranquiçado. Depois incorpore a farinha peneirada e envolva.e Verta o preparado numa forma de chaminé untada com manteiga e polvilhada de farinha. Leve ao forno e faça o teste do palito, quando este sair seco e limpo está pronto. 
Sirva num prato grande sobre uma folha de papel de seda, com umas franjas recortadas.
Acompanha-se com uns copinhos de licor.

Também pode seguir esta receita como a D. Antónia faz - separando as claras das gemas.  Bata muito bem as gemas com o açúcar até obter uma pomada, depois junte a farinha resultando uma massa espessa. Por fim adicione as claras em castelo, envolvendo-as suavemente ao preparado, e leve ao forno em forma untada. 


Bolo de tacho

Receita e notas publicadas na edição 806 a 3 Abril de 2013 no jornal Brados do Alentejo.

Continua...

Olhapim,
Alentejo...






1 comentário: