terça-feira, 24 de abril de 2012

As Arrabaças

É um facto. A excelência da gastronomia alentejana está na  qualidade dos seus produtos. Simples!

Arrabaças

Arrabaças


Hoje, assim como quase todos os dias, fui ao mercado de Estremoz.  O senhor Henrique, bem cedo, apanhou-me  este incrível molho de arrabaças  e o qual me foi oferecido.  Desde já agradeço ao  senhor Henrique e dona Elvira Figueiredo, sua mulher,  o generoso molho de arrabaças e  a partilha  quase diária de simples receitas, dicas, produtos novos e momentos de boa conversa.

Aqui o Sr. Henrique explica como se preparam as arrabaças



A rabaça, aqui no Alentejo é conhecida por  arrabaça. Cresce em terrenos com muita água, nos ribeiros e ribeiras. E encontra-se com alguma facilidade junto aos agriões nas hortas.   

À arrabaça eu chamar-lhe-ia o «aipo do Alentejo»... É uma planta silvestre extremamente aromática!! Ao arranjar os talos encontrei semelhanças com os do aipo: na textura, filamentos fibrosos; cheiro; suculência.


Talos das arrabaças

Em 1728, Raphael Bluteau descreve assim a Rabaça:
- Planta aquática, que lança uns talos grossos, angulosos, ocos, e divididos em raminhos, com folhas compridinhas, adentadas e emparelhadas, até acabarem em uma. Tem cada flor cinco folhas brancas, postas em ordem como as da rosa. Caídas as folhas aparecem uns grãozinhos, dois, e dois, redondinhos, e chatos de uma banda. As raízes são pequenas, fibrosas, e negras. A planta cheira toda a betume. É muito aperitiva, e boa para adelgaçar, e quebrar a pedra nos rins, e na bexiga. Também é boa em saladas, e tira o mau cheiro da boca, de onde vem o ditado: Agrião e Rabaça, faz  tornar a mulher para sua casa.
ARRABAÇAS
Olhapim informa
Nas arrabaças só os talos são comestíveis.
Use um descascador de batatas para as arranjar.


Olhapim,
Alentejo...

5 comentários:

  1. O mestre José Salgueiro, nesta reportagem de rádio TSF, diz que a rabaça é mortífera (logo ao início: http://www.tsf.pt/Programas/programa.aspx?content_id=917979&audio_id=893997&title=Reportagem%2520TSF)- será a mesma planta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leonor Areal

      Em primeiro lugar quero agradecer-lhe a partilha deste pequeno tesouro em áudio do Mestre Zé Salgueiro, que tanto admiro. Aliás, tenho esse livro e consulto com frequência.
      A planta que o Mestre Zé Salgueiro descreve como venenosa, pela sua experiencia(conhecimento empírico) não é esta arrabaça, mas sim o "EMBUDE" que é venenoso e por vezes chamado de arrabaça. São muito semelhantes na forma, mas diferentes no cheiro.
      Eu não apanho estas plantas sozinha, há sempre alguém que me acompanha e as conhece bem.
      Aqui, na zona de Estremoz, a arrabaça é muito apreciada no prato.

      Deixo-lhe um link para a planta silvestre que descrevo no post:

      #APIACEAE #Apium nodiflorum #(L.) Lag. #arrabaça #alrabaças #Alimentar

      http://www.frauga.pt/?pID=75

      E não é a mesma planta.
      Muito obrigada pelo seu comentário e visita.

      Eliminar
    2. Eu como tudo. Salteio com carne de porco, caule e folhas

      Eliminar
    3. Eu tenho rabaça plantada e como ela misturada com outras saladas más fui ver o que era e que benefício tem e quando soube que era venenosa fiquei apavorada na pesquisa não satisfaz muito

      Eliminar
  2. Na minha terra (Aveiro) chamamos de Arrabaça uma outra planta que é venenosa é mortal. Uma vizinha morreu em criança por ter comido tal espécime.
    http://files.clinicavetstoonofre.com/system_preview_detail_200000277-3dc453ebde/3694.jpg

    ResponderEliminar