segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Massa filo Receita



Hoje temos ao dispor uma grande variedade de produtos alimentares já preparados, que facilitam bastante a execução de certos pratos. O progresso dos últimos tempos neste sentido é assombroso. Mas assusta-me! Determinados avanços nessa área comprometem seriamente o sabor e a excelência de muitas criações gastronómicas.
Confecionar esta massa remete-nos a outros tempos, tempos antigos e sem tecnologia. Fazê-la, é reescrever a história, embelezar a vida e o palato. A tradição e o passado, são terra de sonhos.












Massa filo - RECEITA
Usei uma máquina de estender massa fresca, para trabalhar esta massa. Mas pode estender a mesma usando o rolo da massa e duas folhas grandes de papel manteiga, sempre muito bem enfarinhadas.


Ingredientes
400g de farina de trigo
200 ml de agua quente
2 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 colher de café de sal
Amido  de milho ( farinha maizena ) q.b. 
Papel manteigueiro ou papel manteiga
 
Deite para uma taça de vidro a farinha, no meio desta a água quente com o azeite e o sal. Mexa tudo com uma colher de pau até ficar com uma bola. Deite a massa para cima de uma pedra e amasse-a muito bem por 5 a 8 minutos, até ficar com a superfície lisa. [ Ou, se preferir, prepare a massa  num processador de comida por 2 min ]
Embrulhe em película aderente, depois num pano e deixe repousar por duas, duas horas e meia à temperatura ambiente (se for no inverno num local quente).
Pode fazer esta massa de véspera muito bem embrulhada em película aderente e de seguida num pano.

Divida a massa em 6 porções e polvilhadas com um pouco de farinha de amido de milho, deixando-as em cima de um pano tapadas. Comece por trabalhar cada porção de massa. Primeiro estenda-a com o rolo da massa e depois na máquina de massa fresca. Na máquina passe a massa 2 vezes por cada abertura, da mais larga para a mais apertada ( do numero 1 ao 8 ). Ficará com umas folhas fininhas de massa.
Enquanto for fazendo mais folhas de massa coloque as que já fez entre duas folhas de papel manteiga, para não secarem.
As folhas de massa filo estão prontas. 

Olhapim,
Alentejo...

P.S Esta massa faz parte da receita " Beiços e Burras com cheiros"  a concurso na Mesa dos Portugueses.


Fonte: George Calombaris

2 comentários: