quarta-feira, 1 de maio de 2013

Esplendor da primavera


De todos os meses do ano, MAIO é o meu preferido. A primavera apresenta todo o seu esplendor e força. É um mês que provoca os sentidos. Inspira-nos. As árvores floridas aguardam num silêncio perfumado o calor do verão - onde os frutos serão colhidos e comidos. Nas hortas, e no alvoroço das ervas porque tudo rasga a terra com genica e furor, formam-se contornos de coloridos perfeitos das sementes que brotaram.


Hoje as minhas galinhas comeram, ou melhor, devoraram pela primeira vez coentros. Os próximos ovos estrelados terão, por este andar, sabor a coentrada. 
O meu galinheiro cheira a pão com coentros, aveia, milho e arroz. É o que a bicharada anda a comer e emana um perfume bom. Os animais têm perfume! Penso ainda dar-lhes pétalas de rosa canina, hortelã, salsa e sementes de girassol.

O alentejano não feito para viver tanto tempo debaixo de céus que por teimosia do clima, escondem o sol, trazem o frio e a chuva.  
À espera do sol procuro os livros, no calor de uma lareira que faz lembrar Dezembro, e o silêncio. Curiosamente a 7 de Maio comemora-se o dia do silêncio. 
O silêncio é bom para amadurecer ideias. Gosto.

Nestes últimos dias andei por terras encantadas. Agora já em casa, fazem-se caldos e come-se fruta. A mesa enche-se de coisas boas e simples, bem portuguesas. Aqui não há receitas mas sim produtos, bons.

Deixo-vos algumas fotografias que representam um pouco o inicio deste mês MAIO do ano de 2013. 
Mais. 
Uma pintura onde me inspirei para organizar a minha horta. Quero fazer uma cópia desse quadro!
A fotografia do 24º ovo do galinheiro. Como já ultrapassamos as 2 dúzias a contagem agora faz-se aos cestos - cheios de ovos. 
E  por fim o silencio, numa imagem.
 





montes, vinhas e sobreiros

Alentejo
Montado alentejano

Convento de São Paulo Serra D'Ossa - Alentejo

As abelhas e as flores das laranjeiras

Pieter Brueghel , o jovem (1564/65–1637/38) Primavera  ( 1622–35)


24º ovo do meu galinheiro





Olhapim,
Alentejo...




4 comentários:

  1. Que fotografias inspiradoras! O Alentejo é um lugar especial, respira-se de outra forma lá... e come-se tãaaaaao bem! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas

      Alentejo é terra mágica que nos enfeitiça e seduz.
      E depois come-se muito bem, em qualquer lado!
      Obrigada pelo seu comentário. :)

      Eliminar
  2. A natureza, em Maio, é de facto, maravilhosa! As tuas fotos são lindas, e as primeiras, na minha opinião, podiam bem ser as ilustradoras do silêncio. Eu sou Transmontana, mas adoro o Alentejo! As paisagens, os cheiros e a comida Alentejanas,
    são do melhor que Portugal tem!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comida de conforto
      Sim, as primeiras também representam muito o silêncio - é o campo!
      De norte a sul de Portugal come-se muito bem. Também para mim as paisagens, cheiros e comidas do alentejo são as melhores deste país.
      Um beijinho para si e muito obrigada pela visita e comentário

      Eliminar