sábado, 26 de novembro de 2011

O Olhapim foi ao Mercado dos sábados Estremoz# O meu mercado tem cientistas#2

Hoje, como é costume, fui ao mercado dos sábados às compras.
Sou e gosto da província.


A ciência também está presente no mercado de Estremoz. Ciência no mercado, hoje uma prova de águas.
O convite

Centro Ciência Viva de Estremoz
A prova...
As águas :A, B, C, D

O objectivo era  provar as diferentes águas e depois dizer se eram da torneira ou engarrafadas.
O Olhapim provou quatro  tipos de água.  Não estava sozinho. Das quatro que provei acertei duas, eu e todos os outros provadores.
Água A - Disse que era engarrafada . Suave e  bastante leve.
Água B-  Disse que era da torneira . Senti na boca  ondas pesadas do liquido e deixou-se beber.
Água C - Disse que era da torneira. Muito pesada , um liquido morto na boca. Não gostei e foi a pior de todas.
Água D- Disse que era engarrafada. Fresca, apesar de estarem todas à mesma temperatura, uma água com vida.

Pois é. Fiquei bastante surpreendido quando me revelaram a origem de cada uma das águas:
- A água A era uma água engarrafada de marca portuguesa; a água B uma água engarrafada de marca espanhola; a água C água de uma torneira da rede publica de Estremoz; e a água D água de uma torneira da rede publica de Abrantes.

Foi-me dito que a água de Estremoz tem um sabor pesado e é  muito dura, porque tem um elevado teor de cálcio,carbonato de cálcio. Estamos numa  região  de solos calcários, rica em mármores.

O meu mercado tem cientistas.

Olhapim, 
Alentejo...

Sem comentários:

Enviar um comentário