sábado, 12 de novembro de 2011

Rua dos Malcosinhados #Os Malcosinhados do Olhapim# as carnes




Rua dos Malcosinhados Estremoz
Na cidade de Estremoz, existe uma rua com um nome muito singular. Rua dos Malcosinhados. Mas muitos  pensam,  até eu pensava,  que malcosinhado é qualquer coisa que não está bem cozinhada ou está malfeita.Ora isto no Alentejo, famoso pela sua rica gastronomia, não faz qualquer sentido.

MALCOSINHADO : fm cafa onde fe vende comida de chanfana , e outras tacs viandas
Rafael Bluteau

Ou seja,  no principio do séc.XVIII assim define Bluteau o Malcosinhado:
« logar onde se vende caldo e carne cosida»

Fazendo uma breve pesquisa, lá encontrei uma história que explica o nome Malcosinhado.

Antigamente havia uns poisos ambulantes sempre cheios de  gente de ambos os sexos, nas ruas, largos , às portas de casas . Estes lugares eram muito úteis para o povo, que ali encontrava já preparados almoço, jantar e ceia, por pouco dinheiro. Levavam consigo o pão e depois compravam carne ou peixe, e alguns mais abastados compravam um copo de vinho na taberna mais próxima. Depois sentavam-se no chão ou nos degraus de uma escada da casa mais próxima  e aí, conversavam uns com os outros   numa refeição  demorada e mais alegre. 
Cada poiso, ou lugar de frigideiro,  fazia a sua especialidade: uns grelhavam peixe outros fritavam-no, assim como sardinhas , pescadas e outros peixes ordinários; outros coziam carnes e faziam caldos . A gordura abundava assim como o emaranhado de cheiros .
Agora, imaginar isto tudo numa RUA?!

Estes lugares eram um terror para os moradores das casas que ficavam mais próximas. Para além do incómodo do fumo e o  péssimo cheiro dos  fritos , tinham que aturar o barulho e brigas daquelas gentes. Um Malcosinhado para qualquer inquilino daquela rua .

 
Existe uma terra chamada Malcocinado em Espanha, na província de Badajoz. É também muito curiosa a origem dessa palavra .

Na rua dos Malcosinhados em Estremoz pode encontrar os seguintes edifícios:

N.4 e  6 -  Casa setecentista, de portais de molduras rectas, sendo o central do tipo corda saliente e lintel recurvo, de ornato floral

N. 15- Casa da mesma centúria, com cunhal de mármore do tipo rústico, portais e janelas do mesmo aparelho, e varanda encimada por mirante torreado, de alvenaria e de arcada plena.

N. 20 - Palacete típico da arquitectura estremocense comum a partir do reinado de D. João V, disposto em dois andares, de portas e janelas de mármore, do estilo tardo-rococó, com vergas decoradas por palmetas e vieiras tanto do gosto da época. Ferragem coetânea, inspirada na arte de Luís XV.  
 in Inventário Artístico de Portugal de Túlio Espanca

Olhapim,
Alentejo...



2 comentários:

  1. Que interessante! Onde foste buscar estas informações? Nomes das ruas, casas, etc?

    ResponderEliminar
  2. Olá Açuzena
    A fotografia foi tirada por mim, mas foi nosso querido amigo Faraó TutanOTELO I, que me chamou à atenção para o nome desta rua em Estremoz. Depois fiz uma pesquisa na Biblioteca de Estremoz ...
    Camões também andava por esse tipo de ruas... Mas na altura era Malcozinahdo com a letra "z" e não "s"... E estava associado a um bordel de má fama, em Lisboa, onde havia damas de aluguer [ mulheres de reputação duvidosa :))]
    Muito interessante sim. Imagina, mesmo aqui ao lado e nem reparava.
    Olhapim,
    Alentejo...

    ResponderEliminar