sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ensopado doce de bolota com mogango melado em laranja

Resolvi fazer mais uma receita com as ultimas bolotas que tinha. Para o ano, há mais.

   Ensopado doce de bolota com mogango melado em laranja 
Ensopado doce de bolota com mogango melado em laranja

Ingredientes para o ensopado doce de bolota

200g de bolota descascada e pelada
220g açúcar (para a calda de bolotas)
0,5L água (para a calda de bolotas)

100g de pão alentejano duro sem côdea
1L leite
100g de açúcar
Azeite q.b.

Tire a casca e pele da bolota como indico aqui. Depois meta as bolotas numa calda de açúcar com 0,5 litro de água e 220 grama de açúcar e deixe-as adoçar, em lume brando por 40 minutos. Eu fiz este procedimento e deixei ficar as bolotas nessa calda, numa taça de vidro, por 12 horas. Mas pode ignorar este passo.
Bolotas doces

Faça então o ensopado doce de bolota. Comece por fritar o pão duro, cortado em fatias pequenas e fininhas, num tacho antiaderente com um pouco de azeite. Deixe escorrer bem a gordura e reserve. Reserve também 2 colheres de sopa de bolotas doces partidas em bocadinhos pequenos, para distribuir pelo fundo das  taças que vai usar.
Leve o leite ao lume, num tacho, com o açúcar e as bolotas já doces, e deixe ferver em lume médio por 3 a 4 minutos. Cheire bem este preparado. De seguida deite o pão previamente frito no azeite e deixe-o cozer, ensopar bem no leite. Desligue o lume e com uma varinha mágica triture tudo muito bem. Distribua o doce por taças e guarde no frigorífico. Serve-se fresco.
Ensopado doce de bolota

Ingredientes para o mogango melado em laranja

180g de mogango
sumo de 3 laranjas grandes e doces
4 colheres sopa de mel


Esprema o sumo das 3 laranjas e leve a lume forte com o mogango cortado em triângulos finos, por 15 minutos. Deite o mel e em lume ainda forte deixe fervilhar por 5 minutos. Passado esse tempo baixe o lume e deixe reduzir um pouco esse molho ( mais ou menos 5 minutos).
Disponha então este mogango melado em laranja pelas tacinhas do ensopado de bolota. Está pronto a servir.


Olhapim informa
Ao triturar esta papa, cheirei os vapores daquele preparado. Havia um cheiro, que me era familiar, mas eu não era capaz de o decifrar. Sem exagero, estive com a ponta do nariz a cheirar aquilo tudo, ainda bem quente, por 15 minutos.O cheiro era realmente fantástico!!! Só depois é que me apercebi que cheirava a Jamón Ibérico de Bellota. Seria possível isto?! Claro! Claro!!  A culpa é toda da bolota. Reparem. O que dá o sabor fantástico ao Jamón é a alimentação que aquele bendito cerdo tem, só come bolotas. Então é normal o Jamón cheirar a bolota== logo a bolota faz lembrar o Jamón.Os grandes apreciadores de Jamón poderão entender este meu raciocínio.


Olhapim adverte 
Não lhe adicione canela. O sabor desta é demasiado forte e abafaria por completo o da bolota. A bolota tem um sabor com personalidade e delicado. Mas não é forte!!
Não precisa adicionar o mogango melado em laranja. Também fica delicioso e sente-se o sabor da bolota.Mas... o ensopado doce de bolota com os pedacinhos de bolota inteiros, escondidos, fazem esta sobremesa brilhar.



Olhapim,
Alentejo...



P.S A bolota é tão saborosa.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Argas.
      Hoje estive aqui no mercado e ainda há bolotas de azinho.
      Força!Fico à espera da receita.
      Muito obrigado pela visita e comentário!!
      Um beijinho
      Olhapim,
      Alentejo...

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Ena!É tão bom...E descobrir aqueles pedacinhos doces de bolota, no manjar cremoso, é uma aventura!
      Nunca eu imaginei a bolota assim.
      Muito obrigado pela visita e comentário. : )
      Um beijinho
      Olhapim,
      Alentejo...

      Eliminar